Histórico Município

 
General Câmara
 
 

General Câmara é uma pequena cidade localizada na região carbonífera. Possui 8.422 habitantes (IBGE, 2010).
Dista 78 quilômetros da capital do Estado. Apresenta uma localização geográfica privilegiada, com fácil acesso às demais regiões.
A partir de 1750, o General Gomes Freire de Andrade estabeleceu no local onde hoje fica o município armazéns para o abastecimento de suas tropas, que efetuavam a demarcação dos limites do Estado em função das trocas territoriais entre portugueses e espanhóis.
Também ergueu um forte em Santo Amaro, à margem esquerda do rio Jacuí, com a finalidade, de cobrir a linha dos rios Taquari e Pardo.
Com a construção do forte, iniciou-se o povoado de Santo Amaro, o que ocorreu na localidade denominada então de "Margem do Taquari", mais tarde simplesmente "Margem", com a instalação do "Arsenal Trem de Guerra da Província de São Pedro do Rio Grande do Sul", e que foi elevado à categoria de Freguesia em 15 de janeiro de 1773.
Com a criação do município de Rio Pardo, em 1809, a Freguesia e todo o território de Santo Amaro foram a ele incorporados.
Com Triunfo, sendo elevado à categoria de município em 25 de outubro de 1831, passou a pertencer a este novo município e, em 4 de julho de 1849,tornou-se membro do município de Taquari.
Constituiu-se município pela Lei Provincial n° 1.325, de 04 de maio de 1881, sendo instalado em 13 de maio do mesmo ano.
Em 1° de janeiro de 1939, a sede do município de Santo Amaro foi transferido à localidade de Margem, voltando Santo Amaro à condição de Distrito. Em 1° de julho daquele ano teve sua denominação alterada para General Câmara. Foi assim denominado em homenagem ao General José Antônio Corrêa Câmara, que, devido aos grandes serviços prestado ao Brasil, foi também homenageado como Patrono do Arsenal de Guerra do Rio Grande do Sul (CHERINI,2007).
 
 
                                                                                             Fonte: Livro  a História de Bacia Hidrográfica Taquari-Antas